fbpx

novidades / eventos

Open Call para criadores literários

candidate-se a um projeto europeu de criação em línguas crioulas

VAMOS EXPLORAR A CRIATIVIDADE DAS LÍNGUAS CRIOULAS. 

Candidaturas encerradas

 

  • É um criador literário ou um artista que se expressa pela palavra e mora em Portugal?
  • Tem paixão pelos temas da diversidade e hibridismo linguísticos e culturais?
  • Fala kriolu ou outras hibridações de línguas faladas em Portugal?

Aceite o nosso convite para se candidatar ao FLI – Future Language Innovation – um projeto de criação, investigação e colaboração criativa transnacional que tem como objectivos incentivar a criação e divulgação de obras em línguas crioulas e híbridas e contribuir para o seu reconhecimento formal nas instituições europeias.

A iniciativa é organizada pela Escrever Escrever, numa parceria entre quatro entidades ligadas à formação e promoção da escrita e literatura que inclui ainda a Wintertuin Curaçao, Wintertuin Netherlands e Escuela de Escritores.

 

 

 


 

  • OPEN CALL PARA CRIADORES LITERÁRIOS E ARTISTAS DA PALAVRA

O mundo precisa de uma nova língua. Numa era de divisões e conflitos globais, as línguas crioulas têm o poder de estabelecer ligações e curar feridas. O crioulo, com raiz no latim creare, «criar», «fazer emergir», evoca o nascimento de novos mundos através da linguagem – um testemunho vivo da criatividade literária, resiliência e fusão cultural.

 

  • O que vai acontecer no FLI?

Os criadores selecionados irão integrar um programa de tutorias, workshops de escrita criativa, masterclasses e mostras para amadurecer o projeto e o seu percurso pessoal. O trabalho será desenvolvido em colaboração, estruturada da seguinte forma:

  • A nível de pares: dois criadores de países diferentes trabalharão em conjunto, criando e desenvolvendo um projeto comum.
  • A nível de grupos: dois dos pares irão reunir-se periodicamente para partilhar visões e resultados.
  • A nível transnacional: todos os participantes se irão conectar, construindo um diálogo entre Portugal, Curaçau, Holanda, Espanha.

O projeto terá início com um evento de lançamento online, onde irá conhecer os seus parceiros, discutir as suas ideias e começar a explorar as possibilidades de inovação linguística multilingue.

Todos os projetos serão apresentados durante o Wintertuin Curaçao Festival 2026, para o qual serão convidados todos os artistas selecionados, com viagem e alojamento pagos e subsídio de estadia.

Os criadores literários selecionados em cada país recebem uma bolsa de 500 € pela sua participação global no projeto.

 

  • Quem se pode candidatar?

Este convite destina-se a criadores que cumpram os critérios abaixo:

  • Fluentes em inglês: a apresentação da candidatura e atividades de grupo, workshops, masterclasses e outras apresentações serão em inglês.
  • Interessados no multilinguismo e no modo como este influencia identidades sociais e realidades políticas.
  • Trabalham em áreas de diálogo intercultural, incluindo línguas de rua, hip-hop, graffiti, spoken word, narrativas de contracultura ou tradicionais.
  • Exploram temas de fusão linguística, migração, renascimento de línguas autóctones e dinâmicas de poder entre culturas marginalizadas e dominantes.
  • Bónus: se fala ou desenvolve trabalho criativo em kriolu, terá uma vantagem.

 

  •  Como candidatar-se?

Submeta uma proposta escrita em inglês, com um máximo de 2500 palavras, que inclua a descrição do seu tema, como vê a sua relação com o conceito de inovação linguística e o seu tema, biografia e portefólio.

  • NOVA DATA limite para submissão: 29 de janeiro de 2025
  • Anúncio dos participantes: 12 de fevereiro de 2025

 

 


FLI: um projeto europeu de colaboração

Esta Open Call é lançada no âmbito do FLI – Future Language Innovation, um projeto apoiado pelo programa Europa Criativa e que se destina a proteger, desenvolver e institucionalizar as línguas crioulas como parte vital do património imaterial da União Europeia. O FLI pretende criar uma plataforma internacional para intercâmbio literário interligando criadores literários de Curaçau, Holanda, Espanha e Portugal. Inspirado na palavra fli em papiamento, que significa «papagaio de papel», o projeto dá corpo à resiliência, conexão, aspiração e espírito lúdico – qualidades que refletem o poder transformador da linguagem.

O FLI – Future Language Innovation é organizado pela Wintertuin Curaçao, Wintertuin Netherlands, Escrever Escrever e Escuela de Escritores.

 

 

 

 

Contato Portugal: fli@escreverescrever.com